AS TALAS E OS VERSOS
Duas talas iguaizinhas
(que sejam de inajazeiras
palmeira que mal se verga),
de tamanho e horizontais,
cruzadas no alto com outra
mais comprida e vertical.
Amarradas, cinco lados,
linha 20, ficou pronta
a armação do papagaio:
retângulo que repousa
sobre o triângulo feliz.
Dois versos de sete sílabas
(as palavras preferidas,
que sejam de muitas bocas)
e um de cinco de permeio
— e já o terceto se empina,
no vento um hai-kai de Bashô.
(que sejam de inajazeiras
palmeira que mal se verga),
de tamanho e horizontais,
cruzadas no alto com outra
mais comprida e vertical.
Amarradas, cinco lados,
linha 20, ficou pronta
a armação do papagaio:
retângulo que repousa
sobre o triângulo feliz.
Dois versos de sete sílabas
(as palavras preferidas,
que sejam de muitas bocas)
e um de cinco de permeio
— e já o terceto se empina,
no vento um hai-kai de Bashô.
Thiago de Mello, Campo
de milagres, 1998.
LAS TABLAS Y LOS VERSOS
Dos tablas iguales
(que sean de ananás
palmito que no se
dobla),
en tamaño y
horizontales,
cruzadas en lo alto con
otra
más larga y vertical.
Amarradas, cinco lados,
20 líneas, quedó
lista
la armazón de la
cometa:
rectángulo que reposa
sobre el triángulo
feliz.
Dos versos de siete
sílabas
(las palabras
preferidas,
que sean de muchas
bocas)
y uno de cinco
insertado
— y ya el terceto se
empina,
Thiago de Mello,
Campo de milagros, 1998.
(Versión de Pedro
Casas Serra)
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