martes, 22 de marzo de 2016

“A BOCA DA NOITE” de Thiago de Mello (De Poemas Preferidos pelo autor e seus leitores, 2001

A BOCA DA NOITE

O que não fiz ficou vivo
pelo avesso. O que não tive
pertence à dor do meu canto.
A estrela que mais amei
acende o meu desencanto.
Vinagre? Sombra de vinho?
De noite, a vida engoliu
(é doce a boca da noite)
as dores do meu caminho.
O meu voo se apazigua
quando a tormenta me abraça.
O que tenho se enriquece
de tudo que não retive.
Diamante? Flor de carvão.
Thiago de Mello, Poemas Preferidos pelo autor e seus leitores, 2001.
LA MADRUGADA

Lo que no hice pervive
del revés. Lo que no tuve
concierne a la pena de mi canto.
La estrella que más amé
enciende mi desencanto.
¿Vinagre? ¿Sombra de vino?
De noche, engulló la vida
(es dulce la madrugada)
las penas de mi camino.
Mi revolar se serena
cuando el vendaval me abraza.
Lo que tengo se enriquece
con lo que no conservé.
¿Diamante? Flor de carbón.

Thiago de Mello, Poemas preferidos por el autor y sus lectores, 2001.
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario