lunes, 1 de septiembre de 2014

"A um livro", de Florbela Espanca ("Livro de Mágoas", 1919)

No silêncio de cinzas do meu Ser
Agita-se uma sombra de cipreste,
Sombra roubada ao livro que ando a ler,
A esse livro de mágoas que me deste.

Estranho livro aquele que escreveste,
Artista da saudade e do sofrer!
Estranho livro aquele em que puseste
Tudo o que eu sinto, sem poder dizer!

Leio-o, e folheio, assim, toda a minh’alma!
O livro que me deste é meu, e salma
As corações que choro e rio e canto!...

Poeta igual a mim, ai quem me dera
Dizer o que tu dizes!... Quem soubera
Velar a minha Dor desse teu manto!...

FLORBELA ESPANCA (De Livro de Mágoas, 1919)



A UN LIBRO

En la paz de ceniza de mi Ser
Su sombra agita un árbol no me olvides
Sombra robada al libro que ando a leer,
A ese libro de penas que me diste.

¡Extraño libro aquel que tú escribiste,
Artista de nostalgia y de sufrir!
¡Extraño libro aquel en que pusiste
Todo lo que yo siento sin decir!

¡Leo, y hojeo, así, toda mi alma!
¡El libro que me diste es mío, y salma
corazones que lloro y río y canto!...

¡Poeta como yo, ay, quién pudiera
Decir lo que tú dices!... ¡Quién supiera
Cubrir a mi Dolor con ese manto!...

FLORBELA ESPANCA (De Livro de Mágoas, 1919)
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario