miércoles, 14 de octubre de 2015

“ÁGUA DE REMANSO” de Thiago de Mello (De Faz escuro mas eu canto, 1965)

ÁGUA DE REMANSO

Cismo o sereno silêncio:
sou: estou humanamente
em paz comigo: ternura.

Paz que dói, de tanta.
Mas orvalho. Em seu bojo
estou e vou, como sou.

Ternura: maneira funda,
cristalina do meu ser.
Água de remanso, mansa
brisa, luz de amanhecer.

Nunca é a mágoa mordendo.
Jamais a turva esquivança,
o apego ao cinzento, ao úmido,
a concha que aquece na alma
uma brasa de malogro.

É ter o gosto da vida,
amar o festivo, o claro,
é achar doçura nos lances
mais triviais de cada dia.

Pode também ser tristeza:
tranquilo na solidão macia.
Apaziguado comigo,
meu ser me sabe: e me finca
no fulcro vivo da vida.

Sou: estou e canto.


Thiago de Mello, Faz escuro mas eu canto, 1999.


AGUA DE REMANSO

Medito en quieto silencio:
soy: estoy humanamente
en paz conmigo: ternura.

Paz que lastima, de tanta.
Mas rocío. En su interior
estoy y voy, como soy.

Ternura: manera honda,
cristalina de mi ser.
Agua de remanso, mansa
brisa, luz de amanecer.

Nunca es la pena mordiente.
Jamás la turbia esquivez,
apego a lo gris, lo frío,
concha que enciende en el alma
una brasa de desecho.

Es tener gusto a la vida,
amar lo alegre, lo claro,
hallar dulzura en los lances
triviales de cada día.

También puede ser tristeza:
tranquila en su soledad.
Apaciguado conmigo,
mi ser me sabe: y me hinca
en el fulcro de la vida.

Soy: estoy y canto.

Thiago de Mello, Está oscuro pero canto, 1999.
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario