lunes, 6 de octubre de 2014

"A imagem perdida", de Mario Quintana ("Preparativos de Viagem", 1987)

Para Sergio Faraco

Como essas coisas que não valem nada
E parecem guardadas sem motivo
(Alguma folha seca... uma taça quebrada)
Eu só tenho um valor estimativo...

Nos olhos que me querem é que eu vivo
Esta existência efêmera e encantada...
Um dia hão de extinguir-se e, então, mais nada
Refletirá meu vulto vago e esquivo...

E cerraram-se os olhos das amadas,
O meu nome fugiu de seus lábios vermelhos,
Nunca mais, de um amigo, o caloroso abraço...

E, no entretanto, em meio desta longa viagem,
Muitas vezes parei... e, nos espelhos,
Procura em vão, minha perdida imagem!

Mario Quintana ("Preparativos de Viagem", 1987)


LA IMAGEN PERDIDA

Para Sergio Faraco

Como esas cosas que no valen nada
Y parecen guardadas sin motivo
(Alguna hoja seca... una copa agrietada)
Sólo tengo un valor estimativo...

Es en ojos que me aman donde vivo
Esta existencia efímera, encantada...
Un día apagarán y, entonces, nada
Reflejará mi rostro libre, esquivo...

Y cerrarán sus ojos las amadas,
Huyó mi nombre de sus labios rojos,
Nunca más, de un amigo, el caluroso abrazo...

Y, sin embargo, en medio de tan largo viaje,
Muchas veces paré... y, en los espejos,
¡Busqué en vano, mi perdida imagen!

Mario Quintana ("Preparativos de Viagem", 1987)
(Versión de Pedro Casas Serra)

No hay comentarios:

Publicar un comentario